Na sexta-feira(11/8), o parque Fernão Dias se tornou o cenário de um encontro significativo entre a equipe de patinação Contagem Roller, Federação Mineira de Patinagem, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a diretoria de Parques de Contagem, representada por Rafael Mendes. Durante a visita técnica, foi observado o espaço físico do parque, que pode vir a ser palco de competições da modalidade no futuro, promovendo, ainda mais, ao morador da cidade, uma grande opção de prática esportiva, com foco no bem-estar e na saúde.
A iniciativa seria um marco, haja vista que o Contagem Roller, atualmente, não possui um local adequado para seus treinos na cidade e recorre à esplanada do Mineirão. As perspectivas da equipe acabaram se voltando para o parque Fernão Dias, que parece ser o espaço tão aguardado. " O parque é incrível, sendo um local que oferece estrutura para treinamentos aos atletas, o que é fundamental. Tendo um lugar de treino aqui e, inclusive, uma pista de patinação com as dimensões oficiais, a gente não vai somente fomentar treinos e agregar mais patinadores locais, inclusive da comunidade, como também promover competições de nível nacional e internacional", celebrou Thais Tavares, fundadora do Contagem Roller.
Eduardo Fontes, presidente da Federação Mineira de Patinagem, ressaltou a importância de uma pista própria para patinação em Minas Gerais “A parceria entre a Federação, o Contagem Roller e a Prefeitura é fundamental para impulsionar o desenvolvimento do patins como esporte e lazer, além de proporcionar aos cidadãos mais opções saudáveis para se exercitarem", destacou.
“Esse primeiro contato, inclusive da equipe e federação conhecendo o parque é de aproximação. Quem sabe, em breve, não haverá a possibilidade de fazermos alguma competição por aqui, mobilizando os amantes da patinação?”, indagou Rafael Mendes. “Será avaliada a viabilidade de adaptações na área interna do velódromo do parque, mantendo intactas as características originais da pista de ciclismo. Tudo isso vai acontecer dentro de um planejamento e de uma intenção tanto da equipe como da própria federação”, ressaltou.
De acordo com o diretor de Parques de Contagem, a possível recepção ao grupo de patinação traria consigo uma excelente oportunidade para dinamizar o parque e envolver famílias na formação de novos atletas. “O engajamento da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), poderia tornar o parque um local ainda mais atrativo para a comunidade, promovendo qualidade de vida por meio da prática esportiva. A cidade só tem a ganhar”, ressaltou.
Estiveram também presentes a vice-presidente da Federação Mineira de Patinagem, Marcelle Agatha, e o diretor da modalidade de patinação em velocidade de Minas Gerais, Frederico Ramos.